domingo, 14 de dezembro de 2014

Resenha: Boneca de Ossos, Holly Black


SINOPSE:  Poppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo... Mas, de repente, Poppy conta para os amigos que começou a ter sonhos com a Rainha – e também com o fantasma de uma menininha que não conseguirá descansar enquanto a boneca de ossos não for enterrada no seu túmulo vazio. Então, Poppy, Zach e Alice partem para uma última aventura a fim de ajudar o fantasma da Rainha a encontrar o seu descanso eterno. Mas nada acontece do jeito que eles planejaram... A missão se transforma em uma jornada de arrepiar. Será que a boneca é apenas uma boneca ou existe algo mais sinistro por trás desses fatos? Poppy está mesmo dizendo a verdade ou tudo isso não passa de um truque para que voltem a brincar juntos? Se existe mesmo um fantasma, o que vai ser das crianças agora que elas estão nas suas mãos?


Antes de tudo, eu nunca lera nada da Holly Black e me surpreendi. A narrativa dela é tão envolvente que não desgrudei do livro! O livro também não tem muitas páginas, então foi uma experiência ótima.
E foi muito legal saber que a autora realmente visitou as cidades citadas no livro, e foi se inspirou em uma fábrica de porcelana de verdade!

Emfim, Zach, Poppy e Alice, tem doze anos, são amigos desde sempre e adoram brincar com bonecos. Eles criam aventuras, personalidades para os bonecos... uma imaginação maravilhosa.

Na casa de Poppy, há uma boneca de porcelana assustadora  trancada em uma cristaleira, que eles denominaram de a Grande Rainha, e é claro, eles a temem.

O pai de Zach não aprova a brincadeira e ele a abandona. Mas, de repente, Poppy começa a ter sonhos com a Rainha e que os três tem que sair em uma jornada imediatamente...

Gostei bastante desse livro, a narrativa é feita em terceira pessoa, portanto é bem centrada em Zach. A Boneca dá um certo "medinho", mas o livro foca muito mais na jornada dos amigos do que nos assustar o tempo todo, então é bem mais uma aventura.

PS.: O selo #irado fez uma versão do livro bem feita! 
PSS.: Há ilustrações dentro do livro, que são muito legais. As ilustrações são da Eliza Wheeler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário